quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comunicações a curta distância - Física 11ºano

Propagação de um sinal

Um sinal é uma perturbação do meio.
O sinal de curta duração é uma onda solitária e resulta da propagação de um só pulso.
O sinal de longa duração ou contínuo é uma onda persistente e resulta da propagação de pulsos contínuos.
Os sinais podem ser periódicos se repetem as suas características em intervalos de tempo iguais e dizem-se não periódicos, quando tal não acontece.
As ondas, quanto á sua natureza, classificam-se em:
- ondas mecânicas se necessitam de um meio material para se propagarem. É o caso do som, das ondas sísmicas, das ondas numa corda,....;
- ondas electromagnéticas se não necessitam de um meio material para se propagarem, propagam-se na presença ou na ausência de meio (vazio). É o caso da radiação visível, da infravermelha, da ultravioleta, das ondas de rádio, das microondas,...
As ondas, em relação ao modo como se propagam, classificam-se em:
- ondas transversais se a direcção em que se deu a perturbação é perpendicular à direcção de propagação da onda, como as ondas electromagnéticas;
- ondas longitudinais se a direcção em que se deu a perturbação coincide com a direcção de propagação da onda, como o som.
As ondas nao transportam matéria, mas fazem o transporte da energia.


SOM

O som tem origem na vibração de partículas do meio material elástico.
Uma onda sonora resultam do movimento vibratório das partículas do meio circundante da fonte sonora - por exemplo, as moléculas do ar. Este movimento é comunicado ás partículas vizinhas, que passam também a vibrar.
Os movimentos vibratórios das partículas geram zonas de maior densidade, as zonas de compreensão - zonas de alta pressão -, e de menor densidade, as zonas de rarefacção - zonas de baixa pressão.
A diferença de pressão designa-se por pressão sonora e está relacionada com a amplitude da onda sonora.
As ondas sonoras são ondas longitudinais pois as sucessivas compressões e rarefacções correm na direcção de propagação. As partículas do meio oscilam na direcção de propagação da onda.
O som é uma onda mecânica, pois só se propaga em meios materiais e, consequentemente, a sua velocidade dependo do meio de propagação.

Nos sólidos a velocidade de propagação do som é maior do que nos líquidos e gases.


1 comentário: